LENA AGREGADOS E EQUIMETRA EM PARCERIA NO “CENTRO DE PRODUÇÃO DA CHAMUSCA”

Equimetra | Lena Agregados

Data da notícia: 16 Março 2021

INVESTIMENTO E REQUALIFICAÇÃO DO EQUIPAMENTO INDUSTRIAL (Fixo e Móvel)

Um dos centros de extração de inertes ativos da LENA AGREGADOS, S.A. sito na freguesia e concelho da Chamusca, desenvolve o seu processo produtivo de extração de Areias e Seixos lavados calibrados, recorrendo a uma metodologia extrativa particular, designada por “Método de Sucção”, ou seja, através de uma bomba instalada numa draga flutuante que opera em leque dentro do leito do rio Tejo (extração direcionada diagonalmente) e munida do auxílio de jatos de água sob alta pressão, facilitam a desagregação do fundo do leito do rio, permitindo a obtenção dos materiais aí depositados. Esta mescla de materiais inertes e água são encaminhados por impulsão numa tubagem flexível PEAD 355 mm, percorrendo cerca de 800 ml, apoiada em boias flutuantes metálicas no rio, que designamos de ”Linha de Dragagem”. Este ramal culmina numa instalação de seleção e classificação por crivagem com lavagem, localizado na margem esquerda do rio Tejo, designada por Zona de Estaleiro, composta essencialmente por:

  1. Um crivo fixo vibrante de 3 andares que classifica os materiais por dimensões fracionárias compreendidas entre [5; 25] (mm),
  2. Um conjunto de noras duplas para o reprocessamento de lavagem e recuperação de Areia,
  3. Bacias de decantação cuja finalidade é decantação da matéria fina em suspensão, preservando a qualidade da água,
  4. Conjunto Móvel Estacionário “EXTEC”, que apesar de ser independentemente da instalação fixa permite dela auferir de gamas granulométricas passiveis de serem reclassificadas noutras frações granulometrias lavadas (Areão e Seixos Rolados)

 

Foi nesta da Zona de Estaleiro, que a experiência técnica da Lena Agregados em parceria com a “expertise” da Equimetra sentiu necessidade de investir e requalificar os seus equipamentos de seleção e lavagem (fixo e móvel), possibilitando o aumento da produtividade com melhoria na eficiência e qualidade, diminuindo os tempos de ociosidade inerentes ao estado de desgaste do equipamento, por outro lado, permitiu também dar cumprimento ao DL 50/2005 para equipamentos.

Do investimento e beneficiações feitas sectorialmente, na ordem dos 50.000 €, foram intervencionados por recuperação e substituição no equipamento fixo e móvel os seguintes itens específicos.

- Substituição completa do tapete Pivot, dimensionado para uma translação com ocupação máxima da área de stock de Areia Lavada,

- Substituição completa do tapete de saída das Noras de alimentação ao tapete Pivot, com galvanização dos materiais;

- Substituição integral do setor das Noras duplas, incluindo melhorias no equipamento que a longo prazo se pretende aumentar a eficácia na retenção de areia vs expulsão da água;

- Implementação de um sistema de lubrificação automática na instalação fixa,

- Reparação do interior do crivo fixo vibrante de 3 decks,

- Reparações diversificadas, mas imprescindíveis tais como quedas, caixas de alimentação, varandins, guarda corpos, plataformas de acessos, centralinas, paragem de emergência, motores elétricos, automatismos cabos de segurança, sirenes, escadas, portas de acesso, etc.

- Recuperação com restauro profundo no conjunto Móvel de Crivagem “EXTEC”, desde o seu Motor, Depósitos, Roletes, Chumaceiras, Rolamentos, Tambores, Macacos Hidráulicos, Tubos Hidráulicos, Reconstrução do crivo vibrante até à Pintura Geral e Logotipos. Inclui-se a modernização dos depósitos de combustível e óleo hidráulico e respetivas tubagens e colocação em funcionamento do sistema de segurança para paragem do motor em caso de falha do mesmo.

Em termos logísticos este trabalho contou com a mobilização de meios de todas as áreas da Equimetra, e ainda algumas empresas externas, nomeadamente para a conceção e fabrico do tapete Pivot e do sistema de lubrificação automática.

Foram necessárias perto de 3.000 horas de trabalho, de diversas especialidades de manutenção. O trabalho relacionado com a parte fixa do equipamento foi realizado no centro de produção, e a parte relacionada com a central móvel (EXTEC) foi realizado na Quinta da Sardinha.

Desta parceria, a Lena Agregados regozija-se de ter implementado melhorias significativas no seu Centro de Produção da Chamusca, resultantes da sua experiência técnica adquirida, que aleada ao desempenho profissional do “Savoir Faire” da Equimetra demostrou-se haver maturidade e experiência profissional consolidada na articulação duas empresas.