Requalificação dos acessos ao Castelo de Leiria com Betão Branco da Lenobetão

Lenobetão

Data da notícia: 26 Fevereiro 2021

O Centro histórico de Leiria ganhou uma nova vida. A obra dos ascensores de acesso ao Castelo de Leiria ficou concluída recentemente.

A Lenobetão, empresa do Grupo NOV Indústria que se dedica ao fabrico e fornecimento de betão pronto na área da construção, participou nesta empreitada de “Execução de dois Acessos Mecânicos ao Castelo de Leiria” onde foram fornecidos 300 m3 de betão branco num valor superior a 40 mil euros.

A empresa tem vindo a apostar fortemente nas obras de requalificação, que se têm assumido como relevantes no desenvolvimento da sustentabilidade económica da construção a nível nacional. Para isso, tem procurado manter-se na dianteira de diversos produtos inovadores, sendo um desses exemplos o betão branco.

A obra em causa foi adjudicada pela Liftech, S.A à Lenobetão e teve início em meados de outubro de 2019, tendo ficado finalizada no passado mês de novembro de 2020.

Trata-se de uma obra de especial relevância para a cidade de Leiria com diversos benefícios. Destacam-se, entre estes, a promoção do aumento das visitas turísticas ao castelo, o incremento da mobilidade dos visitantes, a redução do trânsito e consequente diminuição das emissões de CO2 na zona periférica ao castelo.

Um dos novos acessos ao Castelo de Leiria foi instalado a Norte do Castelo, a partir da Avenida 25 de Abril, e outro a Sul, junto à Sé de Leiria.

Estes acessos complementam-se. No primeiro caso, o ascensor irá circular em carril, passando por cima da rua Christiano Cruz. Do lado Sul, foram instalados dois elevadores e o acesso a um deles é feito junto à Sé, com entrada e saída na rua Cónego Sebastião da Costa Brites, e outro junto à Torre Sineira.