Ecopaint

Ecopaint

A Ecopaint, inserida na sub-holding NOV Indústria, é uma empresa especializada na produção e comercialização de tintas e revestimentos de base aquosa sob a marca Profitinta, e de soluções para a marcação rodoviária com a marca Roadpaint.

A Ecopaint integra na sua carteira os produtos das marcas Profitinta e Roadpaint, sendo responsável pela sua produção e comercialização.

Esta empresa integra o Grupo NOV desde 1997, enquadrando-se no Conselho Estratégico NOV INDÚSTRIA.

Em Março de 2009, a Ecodimulti protagonizou um processo de fusão com a Roadpaint, formando a empresa ECOPAINT.

Esta fusão representa a estratégia de crescimento deste Conselho Estratégico NOV INDÚSTRIA, exponenciando ao máximo as sinergias internas ao nível dos recursos e capacidade produtiva com o objectivo de criar valor acrescentado para o produto, indo assim ao encontro das necessidades e expectativas dos clientes.

Inovação

O Grupo NOV tem promovido o desenvolvimento de projetos que visam a diferenciação pela inovação, a modernização e a sustentabilidade dos seus negócios, promovendo o aumento da sua capacidade com a forte aposta em investigação e desenvolvimento na criação de novos produtos, processos e serviços.

- Âmbito IDI:

Investigação, desenvolvimento e inovação de soluções para marcas rodoviárias e tintas para a construção civil.”

-  Visão de Inovação:

Acreditamos que a inovação é o motor para impulsionar o crescimento e a excelência de todas as atividades do Ecopaint. O nosso objetivo é ser uma referência na produção de valor através da inovação, oferecendo soluções que superem as expectativas de nossos clientes e nos diferenciem nas atividades e mercados onde operamos. Queremos ser reconhecidos como potenciadores de parcerias para a inovação, colaborando com várias entidades e universidades, mas sobretudo, promover a criatividade interna e valorizar a participação de nossos colaboradores

- Estratégia de Inovação:

A nossa estratégia de inovação baseia-se em parcerias estratégicas, nomeadamente universidades, fortalecendo assim o nosso ecossistema de pesquisa e desenvolvimento. As parcerias visam identificar oportunidades de inovação, em produtos industriais, como tintas e outros produtos relacionados. Além disso, incentivamos a participação ativa de nossos colaboradores através de concursos de ideias, que são incorporadas nos nossos planos de negócios. Monitorizamos o grau de inovação e o valor monetário conseguido, focando-nos na inovação pelo valor acrescentado e não por tendências ou modas, sem relevância nos resultados. Também investimos em formação contínua, através da nossa Escola de Negócios, para garantir que nossos colaboradores têm as competências necessárias para impulsionar e consolidar a inovação no nosso Grupo.

Em abril de 2017, iniciou-se a implementação do Sistema de Gestão de Inovação, segundo a NP 4457, visando a sua certificação no âmbito da ‘’Investigação, desenvolvimento e inovação de soluções para a sinalização rodoviária vertical, marcas rodoviárias e tintas para a construção civil’’. 

Em Agosto de 2018, a Ecopaint obteve a Certificação pela Norma NP 4457:2007 em Investigação, Desenvolvimento e Inovação de Soluções para Sinalização Rodoviária vertical, Marcas Rodoviárias e Tintas para a Construção Civil.

Em 2022, a Ecopaint, S.A., renovou, a certificação em IDI. Esta certificação permitiu a definição dos eixos estratégicos para os próximos anos, tendo como principal objetivo garantir a tendência de crescimento da atividade, mantendo a aposta no Rigor, Solidez, Cooperação, Competência e Ética. A inovação de produto, no negócio da Ecopaint, tem uma importância crucial, contudo a inovação organizacional e de marketing têm tido progressos significativos pelo desenvolvimento da cultura da valorização das “ideias”.

Como resultados, de INVESTIGAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO, para o ano de 2022, conclui-se que a maior parte dos projetos de IDI estão relacionados com Inovação de Produto (50%), Organizacional (25%), Marketing (11%) e Processo (7%).

O portefólio de projetos evidencia o cumprimento de todas as tipologias de projetos de IDI.

Figura 1 – Distribuição dos projetos por tipo de inovação

No âmbito da auscultação ao mercado sobre a Satisfação dos Clientes da Ecopaint em 2022, obtivemos uma satisfação global de 88%.

No referido Inquérito de Satisfação de Clientes, e sendo a INOVAÇÃO uma área fundamental na Ecopaint, à pergunta fechada “Tem conhecimento dos novos produtos da empresa? a maioria dos clientes, concretamente 78% dos inquiridos, responderam que sim e 22% responderam que não.

Conheça a nossa Política de Investigação, Desenvolvimento e Inovação.

Projetos de Inovação

Para além do Projeto Sistema de Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação, a Ecopaint é ainda promotora de outros projetos de inovação no seio do Grupo NOV:

Projeto Sinlaplas - Sinais com marca SVPLAS

Sinais Verticais em material polimérico com características inovadoras tais como a autolimpeza e a fotoluminescência.

Projeto cofinanciado do COMPETE 2020. Portugal 2020 e União Europeia atarvés do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional

Promotores: Ecopaint e Viamarca

Projeto Novos Termoplásticos

Nova gama de tintas para marcação rodoviária - spray e screed.

Projeto Termolúmen ®

Termoplástico fotoluminescente e retrorrefletor para marcação rodoviária

Projeto Termoplástico Pré-Moldado

Termoplástico pré-feito para sinais horizontais de marcação rodoviária

Projeto Aquaroadpaint

Tinta de marcação rodoviária acrílica aplicada a frio elevada resistência ao desgaste

Projeto Redwalk

Tinta vermelha para marcação rodoviária com elevada aderência para facilitar a travagem e para alertar para a aproximação de zonas pedonais e ciclovias

Projeto RoadTape

Betão betuminoso para reparação imediata e permanente de todo o tipo de buracos, valas, fendas, depressões e áreas em mau estado.

Promotores: Ecopaint e Lena Agregados

Projeto Limpa Telhas

Champô para telhados que limpa, desinfeta e clareia eficazmente e de forma rápida telhas enegrecidas, eliminando ainda resíduos resultantes da poluição, maresia e fuligem.

Projeto EcoNature

Tinta para interior com baixo teor de COV´s, indicada para locais sensíveis como infantários, escolas, hospitais, edifícios de habitação e escritórios.

mais detalhes ver menu INOVAÇÃO no topo da pagima da home

 

Anexos

Missão, Visão e Valores

Missão

A Ecopaint tem como missão apresentar soluções de produtos de base aquosa – tintas e impermeabilizantes, nos quais a investigação, a inovação e a qualidade dos produtos, satisfaçam e superem as expectativas dos clientes, a preços competitivos.

Visão

Numa visão de futuro, a Ecopaint através das marcas Profitinta e Roadpaint, pretende continuar a ser uma empresa de referência no sector dos produtos ecológicos (tintas e impermeabilizantes), alicerçada na investigação, desenvolvimento e inovação, através de parcerias com unidades de ensino, bem como através de um laboratório com recurso a investimentos constantes em conhecimento e tecnologia.

Valores

Os valores que a Ecopaint considera fundamentais para toda a organização são o Rigor, Solidez, Cooperação, Competência e Ética, em plena harmonia com o Grupo NOV.

Resolução alternativa de conflitos de consumo

Estimado cliente,

Em caso de litígio o consumidor pode recorrer à Entidade de Resolução Alternativa deLitígios de Consumo:

Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo (CNIACC), localizado em:

Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa,
Campus de Campolide
1099-032 Lisboa.

www.arbitragemdeconsumo.org

A Administração